Oktoberfest: A maior festa de chopp do Brasil e a segunda do mundo.
Oktoberfest Blumenau
Pesquisa personalizada



Oktoberfest 1984

A herança de Blumenau é imensa. Neste um século e meio de existência, a cidade criou um invejável acervo cultural, paisagístico e técnico, que é uma referência única neste caldeirão chamado Brasil. Talvez seja esta a explicação para o fenômeno Oktoberfest. Pelo país afora sempre se soube que em Blumenau tudo era bom, bonito e bem feito. E não seria diferente com uma festa que exaltava a origem germânica e que tinha como principais ingredientes o chope e a música.

As condições para lançar uma Oktoberfest blumenauense, nos moldes da festa de Munique, sempre existiram, mas a iniciativa só veio em 1983, quando entidades de classe se reuniram com a prefeitura para fazer a festa. O El Niño, no entanto, adiou os planos em um ano. Assim, só em 5 de outubro de 1984 era sangrado o primeiro barril de chope da festa que, em apenas 10 dias, reuniu no Pavilhão da Proeb 102 mil pessoas. Mais de 100 mil litros de chope foram consumidos, volume que surpreendeu até mesmo os organizadores.

Essa foi a primeira indicação de que aquele evento há tanto tempo sonhado teria uma grandeza maior do que se poderia supor. Embalados pela fama de Blumenau e uma campanha bem dirigida, turistas de várias partes do Brasil vieram conferir a festa e não se arrependeram. No ano seguinte eles voltaram, trouxeram muito mais gente e Blumenau mostrou ao país uma nova maneira de festejar as boas coisas da vida com muita elegância.