Oktoberfest: A maior festa de chopp do Brasil e a segunda do mundo.
Oktoberfest Blumenau
Pesquisa personalizada



Oktoberfest 1985

Da primeira Oktoberfest ninguém esqueceu. Foi uma surpresa tão marcante que se tornou assunto obrigatório naquele fim de 1984. Quando 1985 chegou não havia dúvida. A festa teria que durar mais e ser tão grandiosa quanto à cidade. Assim, o planejamento da segunda Oktoberfest começou cedo e a sua divulgação também. Naquele ano de 1985 Blumenau teria um produto a mais para oferecer ao Brasil. E o segmento turístico o recebeu com grande satisfação.

O status de Blumenau como cidade de Primeiro Mundo garantiu à promoção um divulgação sem precedente. Dessa forma, na segunda edição, que durou 17 dias - de 4 a 20 de outubro - , a festa recebeu 362 mil pessoas, que consumiram 154 mil litros de chope. Esse imenso público divertiu-se nos pavilhões A e B.

Começou também nesse ano o mito das bandas alemães, que criaram em Blumenau uma verdadeira escola. O sucesso desses grupos fez com que as bandas locais entrassem numa nova fase. Quinze anos depois, o sucesso das bandas blumenauenses é tão grande quanto o das alemães. A partir de 1985 Blumenau também passou a ser conhecida como a cidade da Oktoberfest. Outras cidades da região aproveitaram o grande fluxo turístico e se lançaram em projetos parecidos. Começou, então, a se esboçar o roteiro das festas de outubro. E Blumenau mostrou que, além de seus produtos têxteis e dos cristais, sabia fazer festa e exportar alegria.