Oktoberfest: A maior festa de chopp do Brasil e a segunda do mundo.
Oktoberfest Blumenau
Pesquisa personalizada



Oktoberfest 1987

Em 1987, a Oktoberfest começou com todo mundo de olho no placar que diariamente mostrava o número de pessoas que entravam na Proeb. A Oktoberfest já era uma acontecimento nacional e a expectativa quanto ao público era das maiores. Mas no final da festa tinha-se a contagem de 874.945 pessoas, 72 mil a mais que no ano anterior. O consumo de chope, no entanto, foi bem maior. Em 17 dias foram consumidos 560.713 litros, 75 mil litros a mais que em 1986.

A 4ª Oktoberfest teve uma preparação muito grande. Tanto é que para evitar o caos em que se tornou o trânsito na terceira edição, o Seterb começou a planejar um esquema especial quatro meses antes da festa. Mesmo com todo o preparo, os turistas transformaram a cidade num grande acampamento e isto foi o prenúncio do que viria nos anos seguintes.

Em 1987, tucano era sinônimo de ave e de avião. E foram seis tucanos da Esquadrilha da Fumaça que fez uma exibição nos céus de Blumenau naquele ano, ajudando o público presente a sentir a adrenalina correr no sangue. O visitante mais ilustre daquele ano foi o ex-ministro da Fazenda, Dilson Funaro, que circulou nos principais camarotes e também entre o público. A banda Nusslberg Buam, de Munique, que logo ganhou um fã-clube, trouxe no repertório uma música composta para a festa, "Gruss na Blumenau" (Lembrança para Blumenau), sendo esta a primeira canção dedicada à Oktoberfest por um grupo alemão.