Oktoberfest: A maior festa de chopp do Brasil e a segunda do mundo.
Oktoberfest Blumenau
Pesquisa personalizada



Oktoberfest 1991

A impressão que ficou ao se encerrar a 7ª Oktoberfest, em 1990, foi a de que não havia como a festa crescer mais. Mesmo assim, ainda se apostava num movimento maior na oitava edição. Mas não foi o que aconteceu. Choveu muito em 1991 e houve uma queda sensível de público. Pela contagem oficial 844.255 pessoas entraram na Proeb, ou seja, 115 mil a menos que em 1990. Neste ano vieram quatro bandas alemãs, mas as grandes estrelas - Helmuth Högl e Nüsslberg Buam - estiveram ausentes.

Mas seu hino a Blumenau e à Oktoberfest continua, até hoje, sendo um dos hits da festa. Na expectativa de um público maior, o pavilhão B foi ampliado em 5 mil metros quadrados, mas a construção de um novo pavilhão, anunciada pelo prefeito, no ano anterior, acabou definitivamente adiada. A única grande construção de 1991 foi o portal, entre o Pavilhão C e o Galegão, na Rua Humberto de Campos, que deu mais majestade à Proeb.

Nesse ano os convidados ilustres foram os atores Angelo Antônio e Letícia Sabatella, que estavam em evidência na novela O Dono do Mundo, e ainda Victor Fasano e Bia Seidl. Uma das estrelas daquele ano foi o livro Oktoberfest - a Festa da Cerveja, lançado na abertura do evento. O livro, que se tornou uma referência para a história da cidade e da festa foi escrito pela primeira-dama, Marita Sasse, uma amante das coisas de Blumenau.