Oktoberfest: A maior festa de chopp do Brasil e a segunda do mundo.
Oktoberfest Blumenau
Pesquisa personalizada



Oktoberfest 1997

As várias avaliações da Oktoberfest feitas nos anos anteriores apontavam uma realidade pouco animadora: o blumenauense, que sempre fora considerado o elemento de maior atração da festa, estava cada vez mais ausente. Por isso, ao se reunir pela primeira vez em 1997, a Comissão Central Organizadora decidiu que o blumenauense seria atraído de volta à festa. Esta era uma necessidade imediata. Mas neste ano seria impossível pensar em grande divulgação, pois a Proeb dispunha de escassos recursos para investir na mídia.

Mesmo assim, foi feito um trabalho com a rainha, as princesas, banda e grupo folclórico, em várias cidades do Brasil. Deu resultado, mas o principal foi que o blumenauense reapareceu, a festa ganhou muitos elogios por sua qualidade. No fim, o placar apontou 500 mil pessoas, um número considerado muito bom pelas condições em que a festa se realizou. A chuva intensa, o alarde da imprensa em relação ao fenômeno El Niño, e as precárias condições da BR 101 ajudaram muito a afastar o turista.

Mas o principal aconteceu neste ano, que foi a revalorização das tradições da cidade. Ela se deu no Pavilhão Cultural, onde reuniram-se os grupos folclóricos e foram exibidas as várias facetas da cultura local.