Oktoberfest: A maior festa de chopp do Brasil e a segunda do mundo.
Oktoberfest Blumenau
Pesquisa personalizada



Oktoberfest 2001

Em 2001 a festa começou dia 4, menos de um mês depois dos atentados terroristas do dia 11 de setembro em Nova York. A comoção e o temor de um conflito de grandes proporções ainda inquietavam muita gente. Por isso a festa foi aberta com uma exaltação à paz da qual nosso país desfruta. O único inconveniente dos primeiros dias de festa foi a ameaça de chuva, que havia inundado algumas ruas da cidade no dia 1º de outubro. Acabou que o tempo ficou bom a maior parte de outubro.

A inovação do ano foram os desfiles internos no complexo da Proeb, às quintas, sextas e sábados, com a rainha e princesas da Oktoberfest, banda típica, Vovô e Vovó Chopão, grupo folclórico, a equipe do Chope em Metro e clubes de caça e tiro. Nos desfiles na cidade, mais uma novidade do Planeta Péia: o Fuscopteropéia, um veículo mais parecido com um cruzamento de triciclo com helicóptero.

O Caminhão da Sorte da Caixa Econômica Federal esteve em Blumenau e fez sorteios das loterias dentro do complexo da Proeb. Os bilhetes da extração 3586-6, do dia 13 de outubro, da Loteria Federal, foram ilustrados com o Vovô Chopão, como no cartaz da 18ª edição.

A Rua Humberto Campos, principal acesso à Proeb, tornou-se um calçadão, com controle rigoroso de trânsito e venda de bebidas. Uma particularidade deste ano foi que em nenhum lugar, inclusive nos estacionamentos, permitiu-se o uso de caixas de som em carros. Isto também se aplicou à Beira Rio e Rua XV, no Centro, onde tradicionalmente se formava uma babel sonora, com muitos decibéis acima do permitido. Esta medida ganhou aplauso da maioria.