Oktoberfest: A maior festa de chopp do Brasil e a segunda do mundo.
Oktoberfest Blumenau
Pesquisa personalizada



Oktoberfest 2002

Depois de oito anos, a Oktoberfest voltou a ter 17 dias. Da segunda à décima edição (1985 a 1993) a duração da festa era esta, o que até foi imortalizado nos versos "17 dias de folia...música, cerveja e alegria...", do hino Hallo Blumenau, composto pelo maestro alemão Helmut Högl. A partir de 1994, a Oktoberfest passou a ter 18 dias, um crescimento significativo em relação à primeira edição (1984), que durou apenas 10. O "encolhimento" de 2002 não foi proposital, mas decorrência das eleições presidenciais e estaduais, que se realizaram em dois turnos, caindo o segundo num domingo. Por isso, pela primeira vez a festa terminou num sábado.

Um dia a menos não significou festa menor, muito pelo contrário. A 19ª Oktoberfest foi grandiosa como as demais, e com novidades, principalmente na decoração dos pavilhões da Proeb, quase uma superprodução. A novidade, que deu aos pavilhões ares de cidade alemã, foi trazida pela Cervejaria Kaiser, pela primeira vez participando da festa e com exclusividade. Até então só as cervejarias Antarctica e Brahma haviam participado da Oktoberfest. A primeira, em todas as edições; e a segunda a partir de 1990.

Outra novidade foi a contagem regressiva a poucos segundos da meia-noite, feita em sincronia em todos os pavilhões às sextas e sábados. A exemplo de um reveillon, à meia-noite reinou o clima de carnaval - com músicas alemãs, naturalmente. Para estas novidades, a nova patrocinadora da Oktoberfest contou com o apoio de renomados profissionais, como o cenógrafo Abel Gomes na decoração dos pavilhões e o diretor global Jorge Fernando como consultor artístico. A Kaiser ainda aproveitou a oportunidade para lançar oficialmente novos tipos de chope.

No campo das inovações, esta edição teve ainda o Chope em Metro Eletrônico, em que o tempo dos bebedores inveterados foi marcado pelo ponto computadorizado.



Oktoberfest Blumenau - Oktoberfest 2002 Blumenau. Oktoberfest Blumenau é a tradicional festa alemã da cerveja. A Oktoberfest Blumenau é a segunda maior festa do chopp do mundo. Todas as imagens são de propriedade de seus respectivos autores. Política de Privacidade

HLERA, Orkut, Baladas, Garotas, IRPF 2017, Resumo de Livros, Loja Cama Mesa Banho, Lençol de Malha, Cursos Grátis, Cortes de Cabelo, Para Crianças, Mãe, Bolsa de Estudo, Casamento, Festas, Gaspar, Oktoberfest 2017, Tomorrowland 2017, Rock in Rio 2015, Twitter brasileiro, Carnaval 2017, Desenhos, Países, Enxoval, Frases, Famosos, Mensagens, Músicas, Piadas de corinthiano, Notícias 2017, Poemas de Amor, Carros, Recados para orkut, Web Designer.
Web Designer