Oktoberfest: A maior festa de chopp do Brasil e a segunda do mundo.
Oktoberfest Blumenau
Pesquisa personalizada



Oktoberfest 2002

Depois de oito anos, a Oktoberfest voltou a ter 17 dias. Da segunda à décima edição (1985 a 1993) a duração da festa era esta, o que até foi imortalizado nos versos "17 dias de folia...música, cerveja e alegria...", do hino Hallo Blumenau, composto pelo maestro alemão Helmut Högl. A partir de 1994, a Oktoberfest passou a ter 18 dias, um crescimento significativo em relação à primeira edição (1984), que durou apenas 10. O "encolhimento" de 2002 não foi proposital, mas decorrência das eleições presidenciais e estaduais, que se realizaram em dois turnos, caindo o segundo num domingo. Por isso, pela primeira vez a festa terminou num sábado.

Um dia a menos não significou festa menor, muito pelo contrário. A 19ª Oktoberfest foi grandiosa como as demais, e com novidades, principalmente na decoração dos pavilhões da Proeb, quase uma superprodução. A novidade, que deu aos pavilhões ares de cidade alemã, foi trazida pela Cervejaria Kaiser, pela primeira vez participando da festa e com exclusividade. Até então só as cervejarias Antarctica e Brahma haviam participado da Oktoberfest. A primeira, em todas as edições; e a segunda a partir de 1990.

Outra novidade foi a contagem regressiva a poucos segundos da meia-noite, feita em sincronia em todos os pavilhões às sextas e sábados. A exemplo de um reveillon, à meia-noite reinou o clima de carnaval - com músicas alemãs, naturalmente. Para estas novidades, a nova patrocinadora da Oktoberfest contou com o apoio de renomados profissionais, como o cenógrafo Abel Gomes na decoração dos pavilhões e o diretor global Jorge Fernando como consultor artístico. A Kaiser ainda aproveitou a oportunidade para lançar oficialmente novos tipos de chope.

No campo das inovações, esta edição teve ainda o Chope em Metro Eletrônico, em que o tempo dos bebedores inveterados foi marcado pelo ponto computadorizado.