A história da Oktoberfest
A Oktoberfest de Blumenau teve como "inspiração" uma tradicional festa da cerveja realizada em Munique, na Alemanha. Para comemorar o seu casamento com a Princesa Tereza de Saxônia, em 12 de outubro de 1810, o Rei Luis I, futuro Rei da Baviera, organizou uma corrida de cavalos. O sucesso foi tão grande que a festa passou a ser realizada todos os anos, contando com a participação de todo o povo da região.
Em 1840, a festa tomou outra dimensão com a chegada de visitantes vindos de outras regiões e trazidos por um trem. Várias barracas foram montadas além de serem apresentadas muitas atrações. Em virtude de guerras e epidemias de cólera, a Oktoberfest de Munique deixou de realizar-se 25 vezes. A partir de 1945, porém, a festa acontece ininterruptamente.
A edição blumenauense da Oktoberfest, por sua vez, teve início em 1984. Naquela primeira edição passaram pela festa nada menos do que 102 mil pessoas, número que na época representava mais da metade da população da cidade. Nessa primeira edição, a festa foi realizada no Pavilhão da Proeb.
No ano seguinte, pessoas das comunidades e cidades vizinhas também passaram pela festa o que fez com que ela fosse realizada em dois pavilhões. O sucesso foi tão grande que, para a terceira edição, foi construído mais um pavilhão, além da utilização do principal ginásio de esportes da cidade, o Galegão.
A partir da edição de 1988, a Oktoberfest fez com que Blumenau passasse a ser o principal destino turístico de Santa Catarina no mês de outubro. As outras cidades, porém, resolveram não ficar para trás e também passaram a promover suas festas locais.