Oktoberfest: A maior festa de chopp do Brasil e a segunda do mundo.
Oktoberfest Blumenau
Pesquisa personalizada



Oktoberfest 1989

Quando a 6ª Oktoberfest começou, havia aquela velha expectativa em relação a tudo, mas o que mais se falava naquele ano de 1989 era que os preços estavam altos demais, tanto o do ingresso quanto o do chope. Mesmo assim, 1989 foi o ano em que o Besc mais ingressos vendeu: 700.387. Mas pela contagem oficial dos organizadores, entraram 954.692 pessoas nos 17 dias. Nesta festa foi inaugurado o placar eletrônico, que registrava diariamente o número de "oktoberfesteiros". No primeiro sábado da festa foi registrada a presença de 148.089 pessoas.

Cinco bandas alemãs vieram a Blumenau, três delas já consagradas: Helmuth Högl Band, Nüsslberg Buam e Kapelle Götz Buam. A Kapelle estava de volta após a ausência de um ano, que rendeu muitas críticas de seus admiradores aos que não a convidaram. Críticas também partiam das bandas locais por se sentirem discriminadas em relação às alemãs. O líder da banda Cavalinho Branco, Rikobert Doring, o Rigo, foi o primeiro a botar a boca no trombone por ter sido vetado o "Show do Xuxo", que a banda havia preparado. A reclamação era justa. As bandas alemãs tocavam de tudo e seus repertórios não vetados.

Este foi o ano da consagração definitiva da música Hallo Blumenau, de Helmuth Högl, que a partir deste ano se tornaria quase que um hino oficial da Oktoberfest. Mas 1989 teve um outra marca. Pela primeira vez a festa terminou tragicamente para alguém. Um funcionário do parque de diversões morreu ao ser atropelado por um carrinho da montanha russa.