Oktoberfest: A maior festa de chopp do Brasil e a segunda do mundo.
Oktoberfest Blumenau
Pesquisa personalizada



Oktoberfest 1986

A terceira Oktoberfest foi considerada um fenômeno. Em 17 dias - de 3 a 19 de outubro -, mais de 800 mil pessoas entraram na Proeb e consumiram 485 mil litros de chope. Os blumenauenses olhavam a festa meio que incrédulos, pois jamais sonharam receber tanta gente na cidade em tão pouco tempo.

Nunca a segurança e o trânsito haviam sido assuntos tão sérios para a cidade. Prevendo o movimento, a Polícia Militar destinou um efetivo de 130 homens para assegurar o bom andamento da festa. O restaurante que funcionava na festa preparou-se para vender 85 mil pratos. Aquele era o tempo da presença de convidados de renome nacional, que ajudavama divulgar a festa, com sua presença, a difundir a festa.

Em 1986, os grandes convidados foram os atores Grande Otelo e Edwin Luigi, que estavam em grande evidência na época. O apresentador Celso Freitas, da Rede Globo, foi outra personalidade que esteve na festa. Mas as grandes estrelas da 3ª Oktoberfest foram as bandas de Helmut Högl e a Kapelle Goetz Buam, do maestro Zigi, que arrebanhavam um grande público. Três anos depois, Helmut Högl consagraria a Oktoberfest com o seu hino Hallo Blumenau.

Neste ano a festa ganhou também a primeira edição do Oktober Zeitung, editado pelo JORNAL DE SANTA CATARINA, e que se tornou uma das maiores referências da Oktoberfest nos meios de comunicação.