Oktoberfest 1985
Da primeira Oktoberfest ninguém esqueceu. Foi uma surpresa tão marcante que se tornou assunto obrigatório naquele fim de 1984. Quando 1985 chegou não havia dúvida. A festa teria que durar mais e ser tão grandiosa quanto à cidade. Assim, o planejamento da segunda Oktoberfest começou cedo e a sua divulgação também. Naquele ano de 1985 Blumenau teria um produto a mais para oferecer ao Brasil. E o segmento turístico o recebeu com grande satisfação.
O status de Blumenau como cidade de Primeiro Mundo garantiu à promoção um divulgação sem precedente. Dessa forma, na segunda edição, que durou 17 dias - de 4 a 20 de outubro - , a festa recebeu 362 mil pessoas, que consumiram 154 mil litros de chope. Esse imenso público divertiu-se nos pavilhões A e B.
Começou também nesse ano o mito das bandas alemães, que criaram em Blumenau uma verdadeira escola. O sucesso desses grupos fez com que as bandas locais entrassem numa nova fase. Quinze anos depois, o sucesso das bandas blumenauenses é tão grande quanto o das alemães. A partir de 1985 Blumenau também passou a ser conhecida como a cidade da Oktoberfest. Outras cidades da região aproveitaram o grande fluxo turístico e se lançaram em projetos parecidos. Começou, então, a se esboçar o roteiro das festas de outubro. E Blumenau mostrou que, além de seus produtos têxteis e dos cristais, sabia fazer festa e exportar alegria.