Oktoberfest: A maior festa de chopp do Brasil e a segunda do mundo.
Oktoberfest Blumenau
Pesquisa personalizada



Oktoberfest 1992

Quando se fala que a Oktoberfest era bem mais divulgada há alguns anos, poucos são os que lembram dos investimentos feitos pelas empresas naqueles tempos de vagas gordas. A 9ª Oktoberfest, em 1992, foi o melhor exemplo. A empresa que detinha exclusividade na venda de salsichas nessa época investiu na festa 1,05 milhão de dólares. Fora isso, mais 900 mil dólares foram gastos por essa empresa numa campanha de divulgação da marca, que tinha como referência a Oktoberfest.

A festa de Blumenau estava na TV de todo o país. Com tanto poder concentrado, era justo esperar a maior festa de todas. A previsão era a de que o público chegasse a 1,2 milhão de pessoas, mas os números oficiais apontaram 1.010.060. Este está registrado como o maior público de todas as festas. O número de ingressos vendidos, no entanto, não passou de 441 mil.

Em 1992 havia também uma divulgação muito grande por parte da Secretaria de Turismo com o projeto Blumenau e a Oktoberfest na Sua Cidade. Foram visitadas 34 cidades do Brasil, Argentina, Uruguai e Chile.

Na Oktoberfest de 1992 já era bem visível a mudança de perfil do público. A festa, que antes recebia um grande número de adultos acima de 30 anos, já tinha o adolescente como público predominante. Isto acabou definindo posteriormente o perfil das bandas alemãs. Naquele ano, oito bandas vieram da Alemanha, entre elas a já famosa Kapelle Götz Buam. E foi o primeiro ano da Die Odenwälder Fidele Buam, que fez grande sucesso nos anos seguintes.