Oktoberfest: A maior festa de chopp do Brasil e a segunda do mundo.
Oktoberfest Blumenau
Pesquisa personalizada



Oktoberfest 1990

Em 1990 havia a impressão de que a festa continuaria crescendo sem parar. O otimismo era grande, pois a Okotoberfest tornara-se um acontecimento de repercussão nacional. O placar final, no entanto, mostrou que apenas o consumo de chope havia crescido. Oficialmente, o público de 1990 foi superior ao de 1989 em 5 mil pessoas - 959.998 contra 954.692. Mas em número de ingressos vendidos pelo Besc a história foi outra: Em 1989 foram 139 mil a mais que em 1990. Apesar dessa redução, em 1990 a venda de chope superou em 10 mil litros a de 1989.

Esses números deram a 1990 o recorde de consumo de chope em toda a história da Oktoberfest. A maior novidade do ano foi a entrada da Cervejaria Brahma, que ocupou apenas o Pavilhão D, o Galegão, e para marcar presença trouxe como convidadas as atrizes Luma de Oliveira, Regina Duarte e Cristiana de Oliveira, que na época fazia grande sucesso como Juma, na novela Pantanal.

A grandiosidade da festa fez até com que o prefeito anunciasse a construção de um novo pavilhão, ao lado do Pavilhão A, e que seria maior do que os quatro já existentes. Mas ninguém imaginava que a 7ª Oktoberfest terminaria com uma tragédia. Uma enxurrada no Garcia matou 20 pessoas e o lucro da Oktoberfest foi destinado ao amparo dos desabrigados e à reconstrução de casas. As bandas alemãs - Helmuth Högl, Nüsslberg Buam e Fidelle Odenwalder fizeram um show na tarde do último domingo para ajudar as vítimas do flagelo.