Oktoberfest: A maior festa de chopp do Brasil e a segunda do mundo.
Oktoberfest Blumenau
Pesquisa personalizada



Oktoberfest 1996

A Oktoberfest de 1996 começou com uma fisionomia diferente para os freqüentadores da Proeb. Dando prosseguimento ao projeto de transformar o complexo numa vila germânica, os administradores substituíram os antigos quiosques de venda de alimentos e lembranças por estruturas de alvenaria. Esta reforma fez da Proeb um local ainda mais aprazível.

Nesta décima terceira edição os organizadores dirigiram a divulgação a um público de maior poder aquisitivo, e procuraram atrair uruguaios e argentinos para o evento. A estratégia deu certo, mas o número final da Oktoberfest acusou uma queda acentuada de público: 515 mil pessoas. Para uma festa famosa por receber até 1 milhão de pessoas, esse placar era muito modesto. A mudança estimulou grandes debates, mas o fenômeno se repetiria em 1997.

Pela primeira vez numa Oktoberfest uma princesa se tornaria rainha. Elisandra Schlindwein, que se tornara princesa em 1995, foi eleita rainha em 1996. A 13ª Oktoberfest foi marcada também por um acidente com o secretário de Turismo, Norberto Mette, dias antes da abertura do evento. Mette, que até ali comandava a festa, teve que se contentar em participar da Oktoberfest numa cadeira de rodas. Nesta festa, o vocalista alemão Michael Lochner, da famosa Die Odenwälder, entrou na festa com a Banda Cavalinho Branco.