Oktoberfest: A maior festa de chopp do Brasil e a segunda do mundo.
Oktoberfest Blumenau
Pesquisa personalizada



Oktoberfest 2003

Duas décadas se passaram desde que a Oktoberfest começou a mostrar que o Brasil é também um pouco alemão. E essa característica, tão peculiar, destacou-se ainda mais com a divulgação feita pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao receber a rainha e princesas da 20ª edição no Palácio do Planalto. Esta recepção foi assunto de capa dos principais jornais do país e dos noticiários da TV, que mostraram Lula de chapéu típico e exibindo uma bermuda alemã.

Lula também tornou-se o primeiro presidente da República a participar da Oktoberfest. Sua presença no palanque contribuiu para que o primeiro desfile, no dia 3 de outubro, fosse o mais concorrido dos 20 anos de festa. Havia uma atmosfera de euforia no ar.

A comemoração de duas décadas ainda teve outros destaques. A Proeb construiu mais um pavilhão, que substituiu o Ginásio de Esportes, o Galegão, ocupado até 2002 com o nome de Pavilhão D. O novo, batizado de Oswaldo Fiedler, em homenagem a um dos maiores incentivadores da Oktoberfest, tornou-se definitivamente o Pavilhão D.

Nessa comemoração também resgatou-se um nome que marcou a festa para sempre: Helmut Högl. Naturalmente o nome do maestro, falecido em 2000, e que compôs o hino da Oktoberfest, sempre é lembrado. Mas em 2003 foi a banda do filho de Helmut que esteve em Blumenau. Michael Högl, por sinal, é co-autor do hino Hallo Blumenau, e veio pela primeira vez com sua banda se apresentar na festa. A Högl Fun Band foi um sucesso.

A festa dos 20 anos teve ainda uma surpresa: a banda California Repercussions, da cidade de Redwood, nos Estados Unidos. Essa foi a primeira vez que se abriu exceção e uma banda estrangeira sem características alemãs se apresentou. A California Repercussions apresenta-se no mundo inteiro e estava viajando pelo Brasil. Ela é formada por ex-integrantes de bandas marciais de universidades americanas. No seu repertório não havia músicas típicas, mas rock, jazz e blues.

A 20ª Oktoberfest mais uma vez teve uma bela decoração e registrou um público de 605.538 pessoas.