Oktoberfest: A maior festa de chopp do Brasil e a segunda do mundo.
Oktoberfest Blumenau
Pesquisa personalizada



Oktoberfest 1998

Sem previsões pessimistas do serviço de meteorologia, como acontecera em 1997, a 15ª edição da Oktoberfest começou com mais tranqüilidade. O sucesso musical do ano foi a Banda Cavalinho Branco, que há algum tempo fazia um gênero pop, fugindo um pouco do estilo das bandas locais. Surgiu também em 1998 o Vox 3, grupo que investiu no gênero "chucrute music" e lotou os pavilhões onde se apresentou. Neste ano aconteceu ainda o Oktoberfestival, promoção paralela à Oktoberfest que trouxe grupos e cantores de renome nacional, para se apresentarem num palco ao lado da Proeb.

A chuva, no entanto, estragou parte do programa. Apesar desse evento paralelo, que pouco contou com a participação da Proeb, a comissão central havia decidido que as raízes germânicas tinham que ser acentuadas, determinando, inclusive, o fim da salada musical. Dentro da Proeb, as bandas contratadas poderiam tocar qualquer gênero de música, desde que 80% do repertório fosse de músicas alemãs tradicionais. Novamente foi instalado o Pavilhão Cultural, onde se concentraram shows folclóricos, desfiles de trajes típicos e várias atividades artísticas e culturais, reforçando a importância da cultura alemã na festa.

Umas das atrações de 1998 aconteceu nos desfile, com a nova Centopéia do Chopp, totalmente remodelada, montada com acentos na forma de barril. Dias antes da abertura da festa em Blumenau, a Centopéia havia aberto o desfile da Oktoberfest de Munique, Alemanha, mostrando aos europeus o espírito irreverente do Brasil.

A edição de 1998 foi considerada um sucesso, tendo sido registrada a presença de 607 mil pessoas.