Oktoberfest: A maior festa de chopp do Brasil e a segunda do mundo.
Oktoberfest Blumenau
Pesquisa personalizada



Oktoberfest 1999

Quase 40 anos depois de ter sido inaugurado, o Pavilhão A - onde começou a Oktoberfest - foi reformado, recebendo placas de acrílico, novo piso e pintura. As reformas se estenderam ao Pavilhão B, que também recebeu nova pintura e nova instalação elétrica. A Rua Humberto Campos, principal acesso à Proeb, foi reurbanizada.

Mas a preocupação com a Oktoberfest de 1999 não ficou apenas nas reformas. Pela primeira vez os clubes de caça e tiro trouxeram um estande de tiro ao alvo para a festa e o público pode testar sua pontaria com armas de ar comprimido. Esta promoção visou popularizar uma das principais atividades dos clubes que mantêm a tradição trazida por imigrantes há quase 150 anos. A participação dos clubes de caça representou parte do esforço da Proeb em fazer as raízes alemãs se sobressaírem na Oktoberfest. Este trabalho intensificou-se a partir de 1997 quando o Pavilhão A tornou-se o Pavilhão Cultural.

Depois da surpresa com a nova Centopéia do Chope, em 1998, a novidade de 1999 foi a Locopéia, uma réplica da primeira locomotiva que fazia o transporte entre Blumenau e o litoral no início do século. As evoluções dessa máquina exótica se tornaram uma das grandes atrações dos desfiles. No plano musical as atenções continuaram em duas bandas da cidade: a Cavalinho Branco e a Vox 3. Ambas fizeram um estrondoso sucesso em 1999.

O público da festa voltou a crescer, havendo o registro de 607 mil pessoas na Proeb.