Oktoberfest: A maior festa de chopp do Brasil e a segunda do mundo.
Oktoberfest Blumenau
Pesquisa personalizada



Oktoberfest 1994

A 11ª Oktoberfest começou como as demais, com muitas previsões sobre o público e venda de chope, mas o que mais repercutiu no início foi a decoração da cidade, que desagradou muita gente. Onde andes se via bandeiras, agora só havia logomarcas de empresas. A reclamação também dizia respeito aos preços de cachorro-quente e sanduíches vendidos na festa. O país acabara de entrar no Plano Real, e pagar um simples cachorro-quente a R$ 3,00 era demais.

A ano de 1994 se caracterizou também por um leve reaquecimento nas vendas do comércio local. Nesse ano Blumenau recebeu turistas com um poder aquisitivo um pouco maior. Já não se via tanto na rua aqueles enormes grupos que costumavam agitar o centro da cidade. Mesmo assim, para garantir a segurança, a PM destinou 500 homens.

Na 11ª Oktoberfest aconteceu o badalado retorno de Helmuth Högl, que quatro anos antes havia prometido nunca mais voltar. Mas acabou cedendo ao convite da prefeitura. Seu carisma não havia se perdido, afinal, era dele o Hallo Blumenau, que se tornara um verdadeiro hino da Oktoberfest. Nesse ano, porém, já era grande o sucesso das bandas locais, que pouco ficavam a dever às alemãs. Outro sucesso desse ano foi o desfile, que tinha como uma das maiores atrações a Centopéia do Chope, hoje conhecida até na Alemanha. A Oktoberfest de 1994 teve um público de 827 mil pessoas, e o consumo de chope ficou em 501 mil litros.